Tudo acontece Aqui e Agora

“O momento é a abertura pela qual o homem passará em seu caminho.” J.L.Moreno



Com o propósito de tornar conhecido o PSICODRAMA  como método e abordagem sócio-psicoterapêutica iniciaremos por enfatizar os princípios fundamentais do pensamento de Jacob Levy Moreno, seu criador.O faremos na perspectiva teórico-vivencial a começar pela Filosofia do Momento, enfatizando o aqui-e-agora.
                       
 FILOSOFIA DO MOMENTO
                Para Moreno o Psicodrama é “a ciência que procura a verdade através da ação dramática”.
Desde sempre ocupando-se com questões sócio-humanitárias Moreno evidenciou o grupo como agente de grandes transformações e, na arte dramática, no teatro, identificou os instrumentos necessários para facilitar grupos e indivíduos nesta perspectiva: a da transformação. Criou o teatro da espontaneidade e mais tarde o método sócio-psicoterapêutico valorizando o desenvolvimento da espontaneidade-criatividade como critério de saúde mental. O homem saudável é o homem espontâneo. Com a Sociometria valorizou as interrelações, as dinâmicas e os processos grupais, consistindo num instrumento fidedigno para análise e medida destas relações. Com a psicoterapia de grupo oportunizou o encontro de indivíduos partilhando um mesmo processo. Acreditou no ENCONTRO e poeticamente expressou seu pensamento:
“Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face.
E quando estiveres perto, eu arrancarei os teus olhos
E os colocarei no lugar dos meus,
E tu arrancaras os meus olhos
E os colocará no lugar dos teus,
Eu então o olharei com os teus olhos,
E tu me olharás com os meus.” (J.L.Moreno, Einladung zu einer Begegnung, fev.1914.)

O grupo, foco especial de sua atenção, oportuniza a co-criação, onde e quando indivíduos se encontram consigo mesmos e com o outro e que a partir das interações, através da ação, re-organizam-se, e novas possibilidades se tornam possíveis e inevitáveis. As “conservas” são resignificadas (consideradas dialeticamente necessárias ao próximo ato criador). Os indivíduos no grupo reconhecem-se agentes transformadores e nisto consiste o principal objetivo da ação dramática. No grupo descobre-se o valor da própria experiência grupal para criar novas possibilidades de/para ser no mundo. Por isto estudar e ensinar o Psicodrama será possível uma vez que se considere a teoria da prática.
A filosofia do momento constitui-se a pedra fundamental da teoria para a ação psicodramática.
O aqui-e-agora é o foco da ação ainda que no psicodrama também o passado e o futuro se contracenam. A prontidão, a presença, é fator essencial na estruturação das cenas sócio-psicodramáticas; é a “cena” que  estrutura o drama no Psicodrama e acontece no aqui-e agora.
“...o espaço cênico é uma extensão da vida além dos limites do teste de realidade da vida em si. A realidade e a fantasia não estão em conflito, sendo ambas as funções pertinentes a uma esfera mais ampla, o mundo psicodramático de objetos, pessoas  e eventos.”( Moreno, 1992)
A Filosofia do Momento, segundo Moreno, refere-se à ocorrência de três fatores em determinado “momento”, representando três ângulos de um mesmo processo, os quais devem ser enfatizados: LOCUS, ESTATUS NASCENDI e MATRIZ.
Aqui tratando-se de fundamentar a ação psicodramática e entendendo que é a teoria do momento que subsidia a estruturação da cena no Psicodrama, consideramos que: o Locus refere-se ao grupo de fatores condicionantes em que uma resposta - num determinado momento - foi criada; o Status Nascendi refere-se ao momento específico em que é estruturada(desenvolvida) a resposta, e a Matriz é a resposta específica pela qual a pessoa optou no momento e a qual, por repetição (transferência), corresponderá a angustia, a dor existencial ou a queixa da pessoa. O conceito de Matriz refere-se a “lugar de acontecimentos fundantes” e portanto é o “lócus nascendi”. Em termos gerais nenhuma “coisa” existe sem seu lócus, não há lócus sem seu status nascendi nem status nascendi sem sua matriz.
Estes três fatores, interrelacionados, é que deverão ser investigados para a estruturação da cena sócio-psicodramática; a matriz será sempre o foco. Investigar o “para que” a resposta foi criada é também importante. Esta resposta poderá estar contida em sentimentos, sensações ou valores e por isto são utilizados articuladores temporais(quando), ideativos(o que) ou corporais (tensão, dor) que conduzem a outras cenas estruturadoras da resposta (matriz).
                A função da cena sócio-psicodramática é propiciar uma saída libertadora do conflito (matriz), ou seja, promover uma resposta nova a uma situação antiga, ou ainda, uma nova resposta a nova situação. A esta capacidade de “adequação da resposta”, Moreno chamou Espontaneidade ou fator “e”. E a esta referiu-se como catalisadora da criatividade (“substância primeira de todo ser vivo”). A Espontaneidade-criatividade privilegiam o momento da criação –aqui-e-agora.
                 “A espontaneidade só funciona no momento de seu surgimento, assim como, falando metaforicamente, se acende uma luz numa sala e todas suas partes se tornam claras. Quando se apaga a luz a estrutura básica da sala continua sendo a mesma e, no entanto, desapareceu uma qualidade fundamental.” (Moreno,1974, p136)
                A partir desta investigação o diretor do Psicodrama conduzirá o protagonista, os egos- auxiliares e o grupo na dramatização e posteriormente ao compartilhamento. Nos grupos didáticos inicia-se a análise dos conteúdos da dramatização na etapa do processamento.
                O método psicodramático consiste nas seguintes etapas:
1-Aquecimento inespecífico
2-Aquecimento específico
3-Dramatização
4-Sharing ou compartilhamento
5-Processamento
Sintetizando, a aplicação do método é tão importante quanto a teoria que o subsidia.  A ação dramática favorece aos indivíduos e ao grupo o entendimento e a riqueza do momento: é vivenciando o status nascendi da experiência grupal, participando com honestidade, que recriam seus modelos relacionais, que distinguem a experiência emocional individual da dos outros e que também se reconhecem agentes transformadores dos demais.
Para compreender a teoria é preciso vivenciar o psicodrama, em que o diretor, os egos auxiliares, o protagonista e a platéia vivem cada momento como parte de uma criação conjunta em que os significados coconscientes e coinconscientes se articulam, em que o humano e o divino se contracenam, no aqui-e-agora, a favor de novas possibilidades de ser no mundo.
A filosofia do momento de Moreno fundamenta todo o percurso dramático enfatizando a interação teórico-prática para a compreensão do Psicodrama, onde(aqui) e quando(agora) o mesmo acontece.
                                                              
                                                                                                  por Dolores Pena - Psicodramatista
   
Referência bibliográfica:
BUSTOS, Dalmiro M.O Psicodrama: aplicações da técnica psicodramática. São Paulo.               
      Ágora, 2005.
PERAZZO, Sérgio. Psicodrama: o forro e o avesso. São Paulo. Ágora.2010

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